Paquímetro – O que é e como usar
Você já ouvir falar no paquímetro? A ferramenta, semelhante a uma pinça, é uma das principais formas de medição com alta precisão.
Mas para que serve essa ferramenta? Onde você pode aplicá-la e o que você pode medir com ela? Todas essas dúvidas nos tiramos aqui para você.
Sendo assim, continue a leitura e saiba mais sobre o paquímetro e todas as funcionalidades que podem ajudar você.
O que é um paquímetro?
Em resumo, o paquímetro é um tipo de pinça, utilizada especialmente por sua função de medição com precisão absoluta. A ferramenta também conhecida como instrumento de precisão, é usada para medir distancias internas e externas.
Isto é, tanto o modelo digital, que apresenta a medição por meio de uma pequena tela, quanto o modelo manual convencional, semelhante a uma régua, trazem uma medição com máxima precisão, e menos erros.
Apesar de já termos um modelo digital no mercado, os paquímetros tradicionais ainda são amplamente utilizados.
Contudo, o modelo digital é quem pode oferecer melhores resultados. Isso porque, ao contrário dos manuais, os calibres digitais garantem uma leitura mais precisa, sem o uso de interpretação do usuário, que pode afetar a medição.
Como utilizar o paquímetro manual
Em geral, o paquímetro é formado por seis peças principais, sendo elas:
- Bicos internos
- Bicos externos
- Braço principal
- Braço deslizante
- Sonda de medição de profundidade
- Parafuso de bloqueio
Além disso, por ser um modelo mais convencional, o paquímetro manual precisa de uma atenção maior na sua utilização.
Dessa forma, para que você consiga uma medição precisa, é necessário ajustar o braço móvel – peça deslizante – ajustando o objeto a ser medido no meio ou ao redor dos bicos.
A ferramenta possui quatro bicos. Os menores são os dois superiores – usados para medir a distancia interna entre dois lados em paralelo de um objeto. Os bicos superiores também são chamados de bicos internos.
Enquanto isso, os bicos inferiores, ou externos, e mais longos, são usados para a medição de diâmetros externos, ou ainda o comprimento total dos objetos.
Os tipos de paquímetro
Embora seja um instrumento de uso relativamente simples, o paquímetro pode ser encontrado em muitos modelos.
Ou seja, é possível que a ferramenta possua uma certa diferença entre um modelo e outro, sendo que cada um deles pode atender melhor as suas necessidades. Para isso, separamos abaixo os principais modelos. Confira:
Modelo universal com relógio
Este modelo conta com um relógio digital, que vai acoplado ao cursor para otimizar o seu trabalho de medição.
Modelo com bico móvel
Também conhecido como basculante, este tipo de paquímetro é mais utilizado na medição de peças cônicas. Ele também serve para medir peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Modelo de profundidade
Apesar de ser menos utilizado que os demais, este modelo serve para medir exclusivamente a profundidade, seja de furos não vazados, rasgos ou rebaixos.
Além disso, ele pode ser encontrado com uma haste simples ou gancho.
Modelo duplo
Assim como o anterior, este modelo também é menos utilizado em comparação com os demais. Isso porque ele é utilizado especificamente para a medição de dentes de engrenagens, por exemplo.
Modelo digital
Por fim, temos o modelo digital, sobre o qual já falamos acima. Ele bastante simples e rápido de usar, já que mostra o resultado de forma quase que imediata.
Além disso, esse modelo garante uma medição mais precisa, livre de erros comuns de paralaxe – de ângulo de visão.
O uso do paquímetro digital é ideal para que busca um maior controle estatístico no processo de medição.
ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender: