Saiba como fermentar cerveja na bombona
Fazer cerveja é uma experiência que muda a vida de qualquer homem ou apreciador de cerveja.
Você passa a dar mais valor, muita gente até tem vontade, mas não faz a sua por achar que é difícil e os materiais são inacessíveis.
Vou te mostrar que você pode ter a cerveja com o seu nome, gastando pouco e escolhendo o melhor fermentador, uma bombona plástica.
Preparação inicial da cerveja
O primeiro passo para fazer sua cerveja é entender um pouco do processo, escolher os ingredientes e preparar o mosto.
O tipo de grão e o nível de torra determinarão o resultado final da sua cerveja, leveduras também contribuem para cervejas mais alcoólicas ou de perfil frutado.
Também o tipo de lúpulo pode confere mais amargor ou sabor característico.
Após a escolha dos ingredientes e o processo de moagem, que facilita a mostura da bebida você fará o processo de brassagem.
O que é brassagem?
A Brassagem é composta de 4 etapas: Mostura, filtragem, fervura e resfriamento. Serve para preparar o mosto para as leveduras se alimentarem.
Na mostura, os grãos moídos da cevada são cozidos em uma temperatura regulada, o que resulta no mosto.
Já no processo de filtragem, o mosto é levado para outra panela, as cascas do malte filtrarão as partículas suspensas.
Durante a fervura o lúpulo é adicionado ao mosto, os lúpulos de amargor devem ser adicionados no inicio, e os aromáticos devem ser colocados no final.
Por fim, o Whirpool, enquanto o líquido ferve, ele é mexido, o que faz com que forme redemoinhos, as partículas sólidas de lúpulo irão para o centro da panela evitando que sejam levados para a fermentação.
Fermentando na bombona plástica
Agora que você já conhece o processo de brassagem, que é a preparação do mosto para servir de alimento para suas leveduras, que produzirão o álcool e o CO2, você está pronto para desfrutar da fermentação magnífica em uma bombona. Siga essas etapas.
1. Limpar e sanitizar
Remover poeira, pode utilizar qualquer sanitizante. Coloque o sanitizante de sua preferência, pode preencher um lado e deixar em contato com a bombona, e ir virando a bombona para que pegue em todas as áreas.
Vire a cada 15 minutos para garantir a limpeza completa por dentro.
Posteriormente escorra o sanitizantes e utilize água corrente para fazer a completa remoção do produto.
Espere a secagem natural da bombona, removendo todos os resquícios de água.
2. Passando o mosto para a bombona
A bombona será o seu fermentador, nessa etapa utilize uma panela com torneira para colocar a mistura diretamente no fermentador, utilize uma mangueira para fazer a transferência da torneira para a bombona.
Você pode utilizar um Autocifão, instrumento que serve para transferir líquidos de um lugar para outro utilizando a gravidade, é necessário fazer a utilização de uma mangueira sanitizada também para transferir.
Outra solução é você utilizar um funil, dessa forma a mistura cairá na bombona e oxigenará o mosto.
Caso sua mistura não esteja bem oxigenada coloque a tampa da bombona e chacoalhe bem, assim o mosto ficará oxigenado.
3. Espere resfriar
Leve para sua geladeira e espere a bombona resfriar na temperatura adequada para fermentação, para lager a fermentação deve ocorrer entre 8º e 14ºC de temperatura.
Se deseja Ale, a fermentação precisa acontecer entre 18° e 25°.
Quando a mistura chegar na temperatura desejada, siga para o próximo passo.
4. Coloque a levedura
A levedura será colocada para consumir o mosto e gerar a cerveja que você conhece. No caso da produção de cerveja, as principais leveduras utilizadas são do gênero Saccharomyces, como Cerevisae, Pastorianos e Eubayanus.
Essa levedura irá atuar dentro da bombona como componente principal para fermentar, são organismos vivos que através da sua alimentação produzem o álcool da cerveja.
5. Feche e aguarde a fermentação
Agora você precisará fechar a bombona deixando-a um pouco desrosqueada, não tão frouxa, mas também não atarraxada, isso porque é preciso que os gases gerados saiam mas também é necessário que o oxigênio do ambiente não entre em contato com a mistura.
Com a tampa um pouco frouxa, ou não totalmente selada, a pressão que os gases fazem para sair impedirá que o oxigênio entre na bombona.
Para Ale é em média 2 a 6 dias.
Para lager, costuma ser entre 4 e 10 dias.
Quanto maior a temperatura, mais rápido será consumido o mosto, porém gerará esteres, que são estruturas químicas que deixam a cerveja com gosto acetinado semelhante a solvente.
Tome cuidado com a pressa.
6. Faça a maturação da cerveja
Na maturação feita em uma bombona é como a realizada em outros fermentadores. A maturação é um processo que demora cerca de 10 dias e é a fase em que os ésteres serão elaborados e amadurecidos, trazendo amora e sabor únicos para sua cerveja.
Reduza a temperatura para que as leveduras continuem seu trabalho.
7. Engarrafe sua cerveja
Agora que sua cerveja está pronta, você deve engarrafar o líquido, use garrafas e tampas sanitizadas e esterilizadas, para sanitizar pode usar álcool 70% em grande quantidade, após aplicação lave em água corrente e coloque as garrafas em um forno com a boca para cima.
Deixe em alta temperatura por pelo menos 15 minutos.
Use álcool 70% nas tampas.
Após esfriarem você pode usar o autocifão e a mangueira para engarrafar a sua cerveja. Pode usar também um funil conectado a uma mangueira, usando a gravidade para despejar a cerveja nas garrafas.
Feche bem cada garrafa e leve para a geladeira.
Gostou da matéria?
Agora que já sabe como começar sua jornada para se tornar um mestre cervejeiro, que tal aprender um pouco sobre facas profissionais para churrasco?
É a combinação perfeita, cerveja gelada e carne na grelha. Continue no blog: A melhor faca para o seu churrasco, guia prático.
ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender: