Qual capacete escolher?
O capacete de segurança é o EPI mais conhecido e mais utilizado pelos trabalhadores.
Existem inúmeras atividades profissionais que necessitam de seu uso para minimizar ou eliminar a consequência que o risco pode ocasionar ao colaborador.
Infelizmente ainda existe uma resistência dos trabalhadores que, eventualmente, deixam de utilizar os capacetes, mesmo que isso nunca deveria acontecer nem por esquecimento!
A equipe da SIPA faz um importante trabalho dentro da empresa para a conscientização e para que todos saibam da verdadeira importância deste EPI durante o trabalho e a visita a locais perigosos.
A cabeça é uma das partes mais expostas, principalmente os trabalhadores da construção civil, portanto, para garantir a proteção da cabeça contra impactos e ferimentos, os capacetes de segurança são fundamentais.
O capacete funciona mesmo?
Quem olha para o capacete e até mesmo quem toca, pode duvidar da sua capacidade de proteção, por parecer um objeto simples, sem muito estofado ou proteção adicional.
Não esqueça que a sofisticação mora na simplicidade. O capacete de segurança possui casco que foi desenvolvido para que haja distribuição uniforme de impacto e peso.
Geralmente conta com seis pontos de suspensão distribuídos estrategicamente no equipamento.
Essa suspensão é de responsabilidade do item conhecido como carneira, que serve para ajustar o capacete do trabalhador e mantê-lo acima da cabeça, tendo a função de manter o equipamento fixo e distribuir possíveis impactos por todo o capacete.
A carneira já vem com o capacete, no entanto é possível adquirir uma nova para reposição, pois ela se deteriora mais rapidamente que o capacete. É chamada também de suspensão para capacete e é fundamental para que o capacete de segurança funcione.
O melhor de tudo é que a suspensão do capacete possui regulagens para melhor se adequar na cabeça do usuário. Ela evita incomodo e também possui um estofado para tornar sua usabilidade mais confortável.
Para que entenda melhor sobre a carneira, saiba que ela apresenta duas fivelas de regulagem, sendo uma horizontal na altura da testa e uma vertical traçando o centro da cabeça.
Acessórios para aprimorar seu capacete
Se um capacete básico não está suprindo a sua necessidade de proteção, saiba que existem diversos acessórios que servem para melhorar esse equipamento e também para executar funções específicas.
Vou te apresentar alguns desses equipamentos de capacete e ensinar como você pode tirar o melhor proveito para proteger seus colaboradores.
Protetor facial
Trata-se de um protetor facial indicado para proteção da face contra impactos de partículas, poeiras e respingos.
É muito utilizada para atividades como, lixamento, esmerilhamento, desbaste, trabalhos com madeiras, manuseio de mangueira de alta pressão e outras atividades que necessitam de proteção à cabeça e face simultaneamente.
Possui excelente cobertura facial e apresenta três posições de uso, além de alta durabilidade do produto e uma excelente relação custo benefício.
Dica: você pode utilizar a máscara de proteção facial 3M, ela é desenhada especialmente para ser utilizada com os capacetes 3M H-700, oferecendo total compatibilidade com capacete e abafadores.
Abafadores
É designado para proteção do sistema auditivo, ajudando a reduzir a exposição aos níveis perigosos de ruído e outros sons indesejados.
É indicado para situações onde existe a necessidade do uso de protetores auditivo e capacete de segurança de forma simultânea, e é recomendado para trabalhos em locais com grande movimentação.
Possui hastes de aço mola inox, acopláveis ao capacete mantendo a pressão constante mesmo depois de muito tempo de uso obtendo vedação e bom nível de proteção por mais tempo.
Dispõe de pontos de inclinação que melhoram o conforto e a eficiência do produto, o nível de redução do ruído é de 16 decibéis e ele se encaixa bem com a maioria dos capacetes de proteção.
Adaptador para Capacete 3M FGF-700
Indicado para encaixar no capacete FGF-700, sendo utilizado somente na ausência de abafadores, esse modelo encaixa perfeitamente em slots dos capacetes.
Possui um material de alta qualidade, que além de garantir um encaixe perfeito, traz segurança e garante maior vida útil para seu capacete por ser um acessório de reposição.
Entenda a diferença das cores dos capacetes na construção civil
Quando você vai em uma obra séria e respeitável, encontrará pessoas usando diferentes cores de capacete. Essas cores servem para a identificação da função de cada pessoa.
Se você está curioso para saber qual o significado de cada cor, veja agora:
Capacete branco ou cinza: engenheiros, estagiários, técnicos, mestres de obra e encarregados
Capacete azul: pedreiros
Capacete laranja: eletricistas
Capacete marrom: carpinteiros e visitantes
Capacete preto: operadores de máquinas
Capacete vermelho: bombeiros
Capacete amarelo: visitantes
O que você precisa saber na hora de usar EPI
Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?
No vídeo de hoje, a Lívia nos ensina os procedimentos corretos na hora de usar EPI, dicas que as vezes não notamos e fazem muita diferença na utilização dos equipamentos de proteção individual. Assista ao vídeo e descubra a forma correta de usar.
Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO
Gostou da matéria?
No que se trata de EPI, o assunto é vasto. Vimos com mais detalhes sobre o capacete, vamos ver outro item indispensável para nossa proteção? Continue no blog: Por que utilizar óculos de segurança?
ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.
FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender: