Seu condomínio está com sinalização adequada ?

Seu condomínio está com sinalização adequada ?

Segurança com sinalização adequada, não importa se falamos de residências, escolas, empresas ou praças, esse tema é importante em qualquer que seja o tipo de local e é claro que quando falamos de condomínios residenciais ou empresariais, um dos pontos mais importantes também se referem a segurança de locais onde circulam os veículos, outro ponto muito relevante é sinalização para facilitar acesso aqueles que tem dificuldade em locomoção, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência, fica por aqui e vamos saber um pouquinho mais sobre sinalização?

Muitos condomínios de casas ou edifícios são como cidades, possuem suas próprias vias de trânsito e regras eleitas por votação em assembléia, além de ter que cumprir e respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro.

Uma das leis do CTB que se aplica a todos os condomínios é para aqueles que tem vias tipo locais, nesse tipo se aplica a velocidade máxima permitida de 30 km/h de acordo com a classe da via definida pelo CTB, já para condomínios pequenos que possuem poucas vagas e veículos que tem apenas vias da classe particular, a lei diminui a velocidade para 10km/h e 20km/h, esses são os limites máximos de velocidade permitido pelo CTB.

No que diz respeito a instalação de radares, redutores de velocidade, sinalização e outros, deve haver projeto específico que deverá ser elaborado por engenheiro da área de tráfego e consequentemente encaminhado para ser aprovado pelo órgão de trânsito local, lembrando que, o projeto é de responsabilidade do condomínio. Para saber mais sobre redutores de velocidade assista ao vídeo abaixo.

Já é possível encontrar uma grande variedade de redutores de velocidade, como as lombadas, os tachões, os sinalizadores e também as valetas. São peças para ser instaladas em locais onde existe uma grande circulação de carros e também de pedestres, instala-se em ruas, estradas, rodovias e estacionamentos.

O mais usado em condomínios são os tachões, que além de tudo são refletivos, quando o farol dos veículos é refletido nos tachões  facilita para saber se há outro veículo por perto. Ideal para locais escuros, como estacionamentos. Para saber mais sobre redutores de velocidade assista ao vídeo abaixo.

Com a função de comunicar a todas pessoas que circulam em determinado espaço do condomínio, a sinalização serve para identificar áreas, comunicar as regras eleitas, proibir ou indicar acessos, além de várias outras funções importantes.

Em situações de emergência as placas de sinalização devem exemplificar de forma clara alertas, proibições, rotas de fuga, assim como sinalizar disposição dos locais onde estão instalados equipamentos de combate a incêndio. Para mais informações sobre rota de fuga temos uma matéria específica aqui no blog https://blog.elastobor.com.br/placas-de-sinalizacao-de-rota-de-fulga-e-incendio/

Placa de sinalização de Acessibilidade

Clique na imagem.

A NBR 9050 rege as normas sobre acessibilidade para  edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Todo síndico e administrador de condomínio sempre devem estar atentos as normas que são atualizadas periodicamente.

Placas de sinalização de acessibilidade dentro de condomínios devem identificar todos os espaços comuns, como salões de festas, playground, escadas elevadores, brinquedoteca, rampas de acesso entre outros.

Dessa forma, quanto mais demonstrações e práticas de inclusão menor os riscos de acidentes.

Se deseja adquirir esses produtos ? Acesse nossa loja virtual abaixo: https://www.elastobor.com.br/e-p-i-/sinalizacao?utm_source=produtos_blogparasitetextofinal&utm_medium=v&utm_campaign=inscreva-se&utm_content=condominiosinalizacao

Ou se precisa conversar e obter mais dados técnicos , fale com um consultor via whatssap 1198792-0030 ou preencha o formulário que ligamos pra você !

Até a próxima matéria! 😉

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: