Qual impermeabilizante escolher

Qual impermeabilizante escolher

SAIBA QUAL O MELHOR IMPERMEABILIZANTE PARA SUA DEMANDA.

A impermeabilização é essencial nas construções em um país como o Brasil, que possui condições climáticas tropicais. Isso porque a água e a umidade podem estragar facilmente o que se construiu com muito esforço.

Para solucionar esse problema existem os impermeabilizantes de estruturas e construções, se está pensando em reformar ou construir, é um item indispensável para colocar em sua lista de compras!

As estruturas impermeabilizadas duram muito mais e são mais resistentes às condições climáticas, segundo estudos a duração da impermeabilização em laje, por exemplo, tem vida útil de 7 a 20 anos, sem manutenção.

Então, se você não quer se preocupar no futuro, veja esse artigo e saiba qual o impermeabilizante mais indicado para você.

Principais tipos de impermeabilização

Existem dois principais sistemas de impermeabilização e a escolha dependerá do ponto em que está a obra, o investimento disponível e a necessidade que você tem de acordo com o seu ambiente e região.

Para a correta aplicação desses sistemas, é importante utilizar como guia, tanto sobre técnicas, como para conforto dos usuários, as normas regulamentadoras NBR 9574, NBR 9575 e NBR 11.905.

Impermeabilização rígida

A impermeabilização rígida é caracterizada pela utilização de aditivos químicos hidrófugos acima da base com a finalidade de reduzir porosidade.

Essa camada serve como estanque e é aplicada logo acima da base, não havendo a necessidade de outras camadas complementares.

Por conta de sua propriedade rígida, não absorve fissuras ou trincas e por isso é indicado para áreas que não sofrem com movimentações, vibrações ou exposição solar e variações térmicas.

A impermeabilização rígida é indicada para locais como:

  • Poço de elevador
  • Reservatório de água enterrado
  • Subsolos
  • Galerias enterradas
  • Piscinas enterradas
  • Galeria de barragem
  • Locais com carga estrutural estabilizada
  • Locais com temperatura estável

Impermeabilização flexível

A impermeabilização flexível diz respeito a utilização de um conjunto de materiais e produtos que são usados na construção em locais sujeitos a fissuras.

São feitas com mantas pré-fabricadas ou moldadas, essas mantes formam a membrana protetora que garante a impermeabilidade das estruturas e também se adaptam às movimentações que podem ocorrer.

Em sua composição estão elastômeros e polímeros, por isso podem se alongar conforme necessário.

Seu uso é indicado para locais com possibilidade de fissura, exposição solar e instabilidade de temperatura, tais como:

  • Varandas
  • Jardins
  • Pisos frios
  • Piso de banheiro
  • Piso de cozinha.
  • Terraços
  • Lajes maciças
  • Piscinas suspensas
  • Reservatórios superiores
  • Coberturas
  • Espelhos d’água
  • Pisos de áreas molhadas

Vou impermeabilizar, o que preciso?

Para fazer o processo de impermeabilização da sua estrutura, você precisa ter os materiais adequados e conhecer os principais produtos utilizados.

Veja essa lista que selecionamos com os melhores impermeabilizantes.

Fita Telha

É uma fita impermeável auto-adesiva composta de uma camada de adesivo asfáltico, recoberta com uma lâmina de alumínio flexível e protegida por um filme plástico.

Ótima solução para goteiras e infiltrações, indicada para vedação e proteção em telhas, concretos, rufos e calhas e tubulações PVC exposta ao tempo.

Borracha líquida

A borracha líquida é um impermeabilizante que garante alta performance para vedação e impermeabilização, assim, evitando umidade e mofo nos objetos. Além disso, tem excelente aderência a diversos produtos como: concreto, tecidos, móveis de madeira e metal. 

Impermeabilizante para lajes

Desenvolvido especificamente para impermeabilizar lajes expostas sem trânsito, mas não apenas isso, pode ser usado também para impermeabilizações expostas que não necessitam de proteção mecânica.

Tais como: telhas de fibrocimento, abobadas e sheeds, vigas-calhas, calhetões pré-fabricados, vigas de concreto e telhas de cimento.

Impermeabilizante Viapol Viaplus 7000

Indicado para impermeabilizar áreas com constante presença de água ou áreas úmidas.

Pode ser usado em reservatórios de concreto de água potável apoiado ou elevado, piscinas de concreto enterrada, espelhos d’água enterrados, paredes internas de drywall, banheiros, cozinhas e lavanderias. 

Fita de alumínio

Trata-se de uma fita impermeável auto-adesiva composta de uma camada de adesivo asfáltico, recoberta com uma lâmina de alumínio flexível e protegida por um filme plástico.

Serve para vedação e proteção em telhas, concretos, rufos, calhas, rufos metálicos, tubulação PVC exposta ao tempo, dutos e também pode ser usado como abafador de som em automóveis.

Impermeabilizante Semi Flex

É um revestimento impermeabilizante semi flexível, sendo composto à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímeros de excelentes características impermeabilizantes.

Tem dois componentes, um componente líquido e outro componente em pó, desenvolvidos dentro das conformidades das normas NBR 11.905, NBR 9575 e NBR9574.

Pode ser utilizado para impermeabilizar subsolos, cortinas, poços de elevadores, muros de arrimo concreto, baldrames, fundações, alicerces, paredes internas e externas.

Impermeabilizante Viaplus Reparo

É indicado para vedação e tratamento de umidade em paredes internas e externas. Excelente também para reparo de paredes dominadas pelo mofo, manchas de umidade e bolor.

Sua vantagem é a especificidade para esses fins, por isso, esse impermeabilizante previne e trata o aparecimento de machas de mofo, bolor e bolhas de umidade.

Manta asfáltica

Esse impermeabilizante é um tipo de adesivo aplicado sobre o local que está com vazamento.

É ideal para áreas de baixo tráfego como telhados, áreas frias como (banheiros, cozinhas, sacadas) subcoberturas, baldrames, calhas de concreto, muro de arrimo, de lajes ou alvenaria.

É produzida a partir da modificação física do asfalto com polímeros especiais que proporciona à massa asfáltica excelente poder de aderência e resistência ao tempo e condições climáticas.

Espuma expansiva

Tem diversas utilidades, como impermeabilização e colagem de poços, preenchimento de lacunas, instalações de portas, batentes e janelas.

Tem boa aderência em concreto, reboco, alvenaria, madeira e outros materiais plásticos.

Extremamente eficiente em reparar, isolar e selar. Além disso, conta com o bônus de resistir à pressão da água.

Primer para mantas asfálticas

Esse não é necessariamente um impermeabilizante, mas auxilia no processo.

É ideal para auxiliar na colagem de mantas asfálticas em trabalhos profissionais e de bricolagem em diversas superfícies tais como: alvenaria, PVC e fibra de vidro.

Pistola aplicadora para tubo de silicone

Outro acessório indispensável para quem precisa impermeabilizar.

Essas pistolas são muito utilizadas em pequenos serviços e reparos. Os tubos de silicone possuem bicos de vasão com ajuste de corte, o que facilita sua aplicação, vai depender muito da sua demanda.

Possui modelos de diversos tamanhos, e sua escolha deve ser feita de acordo com o tamanho do tubo de silicone a ser utilizado. 

QUAL IMPERMEABILIZANTE ESCOLHER

Qual impermeabilizante escolher?

As opções são diversas e cada uma se aplicará melhor a uma condição e situação.

Se você ainda está na dúvida sobre qual o melhor para você, mesmo depois de ler nosso artigo, entre em contato com nosso time que teremos o prazer em te ajudar a fazer essa escolha.

SAIBA QUAL O MELHOR IMPERMEABILIZANTE PARA SUA DEMANDA.

Viapol Viaplus 1000, 5000 e 7000

Agora que você já leu nossa matéria, vamos ver no vídeo com mais detalhes?

No vídeo, Gilliard e Talita ensinam um pouco mais sobre o Viaplus 1000, Viaplus 5000 e Viaplus 7000. Entenda mais sobre essa argamassa impermeabilizante que pode ser utilizado para impermeabilização de subsolos, cortinas, poços de elevadores, muros de arrimo, baldrames, paredes internas e externas, pisos frios em contato com o solo, reservatório de água potável enterrado, piscinas em concreto enterradas e estruturas sujeitas a infiltração do lençol freático.

Fique ligado em nosso canal, Em Manutenção. Se inscreva e veja vídeos com dicas e tutoriais sobre ferramentas, acessórios e diversas máquinas. #FAÇAVOCÊMESMO

Gostou da matéria?

Como vimos nessa matéria, a impermeabilização dos ambientes é tão importante na pré obra, no pós obra e, claro, na manutenção.

E por falar em manutenção, e aquela rachadura que apareceu na sua parede? Continue no blog e saiba mais sobre como combater esse mal:  Rachadura, fissura e trincas na parede. Qual a diferença?

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: