Tropeçar, cair, sofrer uma queda. Como evitar acidentes?

Tropeçar, cair, sofrer uma queda. Como evitar acidentes?

Não sofra acidentes corriqueiros

Atire a primeira pedra quem nunca sofreu um dos acidentes citados no título dessa matéria!

Não importa a situação, tropeçar, cair ou sofrer uma queda é no mínimo embaraçoso e dolorido. Se foi excesso de bebida, cansaço, confiança demais ou apenas um descuido, se machucar é horrível.

Na maioria das vezes esses acidentes podem “travar” a rotina diária da sua vida, por mais que tenham ocorrido de uma situação banal do dia a dia, isso pode te complicar bastante.

Por conta disso, hoje vamos te ajudar com dicas bem legais para evitar danos à sua saúde.

Como Evitar acidentes?

Tanto em casa, quanto num ambiente empresarial, é imprescindível que os ambientes estejam limpos e organizados, com espaços de circulação desbloqueados, isso já contribui muito para diminuir o risco de acidentes corriqueiros.

No trabalho

No local de trabalho é de suma importância que existam procedimentos em vigor, relacionados à limpeza, organização e manutenção das áreas comuns.

A empresa tem o dever de proteger a integridade física de seus funcionários, fornecendo equipamentos de proteção individual (EPI), se necessário for.

É importante que todos os funcionários possam entender como funciona as regras de segurança e convivência da empresa, respeitando sempre o espaço individual de cada colaborador.

Além dos exemplos citados, vale ressaltar que o ambiente de trabalho deve ser bem sinalizado, utilizando se de placas, fitas sinalizadoras, e o que mais estiver ao alcance para que esse ambiente seja seguro e livre de acidentes.

Em casa

Na residência, essas regras devem existir de forma bem similar, claro que não precisa instalar placas de sinalização e usar EPI’s dentro de casa.

Vale ressaltar o uso de corrimão, fita antiderrapante e luzes de emergência, no caso de residir em sua casa pessoas  menores de idade e idosos acima de 65 anos.

Esses pequenos detalhes já facilitam a vida e rotina de todos os moradores, evitando que um deles sofram acidentes bobos, que podem se agravar e se tornar um problema muito mais sério. É como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar.

Dicas para diminuir o risco de acidentes

  • Evite usar produtos de limpeza em excesso, isso pode aumentas a incidência de acidentes;
  • Fique atento com a quantidade de produtos para limpeza que você usa. Quantidade e misturas erradas podem ser muito mais maléfico do que benéfico;
  • As áreas de trabalho, circulação, armazenamento e serviço devem sempre estar limpas, organizadas e com manutenção em dia;
  • Na empresa, não deixe objetos jogados nos corredores e áreas comuns;
  • Incentive práticas de trabalho seguras, como fechar as gavetas do arquivo após o uso e retirar itens soltos do chão;
  • Realize revisões periódicas e manutenção preventiva;

Em áreas que estão molhadas ou que estão em manutenção, utilizem equipamentos que sinalizam a operação, como cavaletes.

Outra dica muito importante é utilizar fita antiderrapante em degraus de escadas e áreas que oferecem perigo.

Quedas, tropeços e escorregões

Existem calçados ideias e específicos para quem trabalha em ambientes onde o piso é perigoso, seja por estar sujo de óleo, escorregadio, num restaurante para evitar a queda de objetos pontiagudos no pé ou num ambiente hospitalar. 

Pensando nisso, gravamos esse vídeo para te ajudar a escolher o calçado correto, mais confortável e mais seguro para sua área de atuação.

https://www.youtube.com/watch?v=U4VyArzf9N0

Tenis Soft Works Bb80 Branco
Tenis Soft Works Bb80 Branco com Listras

Sapato Soft Works BB65 Preto
Sapato Soft Works BB65 na Cor Preta

Babuche Soft Works Bb60 Branco
Babuche Soft Works Bb60 Branco

Sapato com Elástico Cartom S/B Branco
Sapato com Elástico Cartom S/B Branco

Bota de PVC Pat Sebastiana Cano Curto Vermelha
Bota PVC Pat Sebastiana Vermelha

Bota de PVC Marluvas Vulcaflex Cano Alto com Forro Branca
Bota PVC Marluvas na Cor Branca

Bota de PVC Marluvas Vulcaflex Cano Alto Solado Amarelo
Bota PVC Marluvas Solado Amarelo


Anterior
Próximo

Gostou da matéria?

Aproveite e saiba mais sobre EPI’s – Equipamento de Proteção Individual:


saiba tudo sobre sinalização e epi's

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.


Instagram


Facebook


Youtube


Tiktok

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:


FALE COM UM CONSULTOR PELO WHATSAPP


LOGO ELASTOBOR O SHOPPING DA MANUTENÇÃO

2 Replies to “Tropeçar, cair, sofrer uma queda. Como evitar acidentes?”

Curtiu essa matéria?


Fatal error: Uncaught Error: Class 'Elementor\Plugin' not found in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php:422 Stack trace: #0 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(324): Essential_Addons_Elementor\Classes\Bootstrap->render_global_html('') #1 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters(NULL, Array) #2 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(3066): do_action('wp_footer') #4 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes/writers/footer.php(42): wp_footer() #5 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(810): require_once('/home/elastobor...') #6 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/template.php(745): load_template('/home/elastobor...', true, Array) #7 /home/elastobor/www/blog/wp-includes/general-template.php(92): locate_template(Array, true, true, Array) #8 /home/elastobor/www/blog/wp-content/themes in /home/elastobor/www/blog/wp-content/plugins/essential-addons-for-elementor-lite/includes/Traits/Elements.php on line 422