Tudo sobre campainha

Tudo sobre campainha

TUDO SOBRE CAMPAINHA

A campainha é um item essencial em sua casa, isso porque avisa as visitas que chegam ou mesmo quando se está aguardando uma encomenda, a leitura de luz e água, aplicativos de comida, o carteiro ou mesmo o técnico da internet.

Cada dia se tornam mais essenciais com os rumos que a modernidade está trazendo, ficamos mais tempo em casa e solicitamos mais serviços via internet, para não ficar na apreensão de esperar o entregador a campainha é indispensável.

O melhor de tudo é que com a tecnologia as campainhas também mudaram e estão cada vez mais acessíveis nas casas.

Conheça agora tudo o que precisa para escolher a melhor campainha.

Tipos de campainha

Veja os principais tipos de campainha, apesar de existirem diversos modelos atualmente, esses listados são os mais acessíveis e utilizados nas casas. Principalmente o modelo sem fio, que é o mais vendido atualmente por sua comodidade e fácil instalação.

Campainha tradicional ou elétrica

Essa campainha é como um interruptor, um botão que ao ser apertado toca o som para avisar que alguém chegou, essa campainha precisa de uma fiação para ser instalada e durante o processo de construção é possível planejar essa instalação.

Geralmente a campainha elétrica é colocada dentro da casa onde possa ser escutada mais facilmente e possa cumprir seu papel. Seu som costuma ser alto, por isso é indicado que seja colocada em um local elevado.

Dessa forma o som pode ser dissipado mais facilmente e escutado em diversos ambientes da casa, o interruptor deve ser instalado fora da residência para que as visitas possam tocar.

Mas você já deve ter se perguntado como funciona a campainha elétrica, vou te explicar de forma simples e rápida, seu mecanismo principal é através de eletroímãs, que são peças formadas por um núcleo de ferro inserido em uma espécie de bobina, chamada de solenoide.

No momento em que a corrente elétrica se estabelece entre a bobina e o eletroímã é gerado um campo magnético que atrai outros materiais magnéticos, dessa forma o som é gerado.

Uma das maiores vantagens atualmente do uso desse produto, é que dispensam a preocupação com interferência de outros sinais, pois tudo funciona de forma local.

A dificuldade em utilizar esse tipo de campainha está no planejamento da fiação e dos locais de instalação, que tendem a ser mais trabalhosos de se instalar do que as modernas campainhas sem fio.

Campainha wireless sem fio

Esse é o tipo de campainha mais vendida da atualidade, dispõe de diversas vantagens:

  • Tem o melhor custo benefício
  • Apresentam excelente durabilidade
  • Dispõe de diversos toques polifônicos
  • Seu alcance pode ser de mais de 150 metros
  • Os modelos modernos contam com frequência única para evitar interferência
  • Contam com LEDs indicativos de funcionamento

Você encontra essas e outras diversas vantagens que esse tipo de campainha possui.

A sua instalação é extremamente fácil, o dispositivo sonoro da campainha pode ser estabilizado em uma parede com fita dupla face, isso porque ele é leve.

A outra parte da campainha, o botão propriamente dito, precisa estar conectado a uma fonte de alimentação, alguns modelos possuem tomada acoplada, outros funcionam a baterias e pilhas.

Essas campainhas não são indicadas quando há interferência ou é necessário atingir uma grande distância, nesses casos, você pode optar por um modelo com fio.

Campainha com interfone

A campainha com interfone é uma excelente pedida para sua casa ou comércio, facilita a comunicação com os visitantes e proporciona maior segurança e conforto para você.

O interfone facilita a identificação prévia de quem está chegando, assim não há a necessidade de se colocar em risco para verificar pessoalmente, proporcionando o conforto de ficar dentro da casa.

É especialmente indicado para locais com circulação de pessoas e onde se percorre longas distâncias até a porta ou portão.

Também é indicado para locais em que os residentes possuem necessidades especiais ou mobilidade reduzida, como casas de repouso, enfermarias e hospitais.

Além da campainha e interfone, alguns modelos contam com câmera de segurança acoplada, apesar de serem um pouco mais caro são ótimos equipamentos de segurança.

Para você se manter ainda mais seguro, experimente criar uma senha de segurança com pessoas de confiança que queira proteger, assim a pessoa informa a senha e você saberá se está acompanhada ou não.

Isso evita por exemplo casos de sequestro e invasão.

Outras utilidades da campainha sem fio

Além da principal funcionalidade das campainhas sem fio, que é, avisar a chegada de pessoas, há também outras formas de utilizar esses dispositivos. Vou te mostrar algumas delas para que você possa abrir seu leque de opções.

Pode ser instalada ao lado da cama de uma pessoa idosa, doente ou acamada.

Se a pessoa idosa morar sozinha, pode instalar o dispositivo sonoro no apartamento vizinho ou amigo caso precise de auxilio

As campainhas sem fio podem ser retiradas da tomada, assim, silenciadas, sendo ideais para consultórios de psicologia/medicina ou onde é necessário silêncio por alguns períodos.

Pode ser utilizada como uma campainha reserva em caso de curto na fiação da campainha principal

Como instalar campainha sem fio

É muito fácil e você pode fazer sozinho, no pior dos casos você precisará apenas de:

  • Furadeira
  • Chave de fenda
  • Parafusos
  • Fita dupla face

Os parafusos ou a fita dupla face acompanham alguns modelos, mas se não acompanhar o seu é necessário tê-los em mãos para fazer a instalação.

Escolha o local onde será instalada, próximo a uma porta ou portão e ao lado de uma fonte de alimentação.

Faça os furos no local caso seja necessário, fixe o controle (Parte em que está o botão).

Agora conecte a fonte de energia ao controlador, a outra parte, a sonora, deve ser colocada dentro da residência em um local elevado, como acima da porta.

Atente-se ao alcance, geralmente os modelos mais simples alcançam até 30 metros com obstáculos e 80 sem obstáculos, modelos mais caros e potentes podem ultrapassar esse limite.

Gostou da matéria?

A parte elétrica de um ambiente é muito importante, e agora que já sabemos como escolher a melhora campainha, vamos falar sobre tomadas? Continue no blog: Quais os tipos de tomada? Conheça os 3 principais.

ACOMPANHE A ELASTOBOR
Fique ligado em nossas redes sociais e participe de promoções e sorteios exclusivos.

FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Nossa equipe está pronta para te atender:

Curtiu essa matéria?

%d blogueiros gostam disto: